Nutrição e Saúde

CONHEÇA MAIS SOBRE A SUPLEMENTAÇÃO COM β-HIDROXI- β METILBUTIRATO (HMB)

Quem não gostaria de aumentar a massa muscular e reduzir o percentual de gordura ao mesmo tempo? Porém, vale lembrar que não é fácil alcançar esta meta, uma vez que estes são objetivos antagônicos. Para hipertrofia recomenda-se um acréscimo de 300 a 500 kcal por dia, visando o ganho de cerca de 500g de tecido muscular por semana (Williams, 1999), e para redução da gordura corporal recomenda-se uma restrição de cerca de 7300 kcal para cada 1 quilo de tecido adiposo que se deseja perder (Bender & Bender, 1997).

Desta forma, para melhores resultados, sugere-se que a dieta e o treinamento prescritos, preferencialmente, priorizem uma meta de cada vez, para que não haja sobreposição dos tratamentos. Entretanto, o resultado final costuma ser demorado, o que faz com que muitas pessoas comecem a utilizar ergogênicos na tentativa de conseguirem alcançar resultados melhores e mais rápidos. Sendo assim, muitas vezes opta-se pelo uso do HMB (um “suplemento” nutricional ainda pouco conhecido).
O HMB (β-hidroxi-β-metilbutirato) é um produto do metabolismo da Leucina (um dos três aminoácidos de cadeia ramificada). O mecanismo de ação deste aminoácido, ainda é desconhecido, porém alguns especialistas sugerem que a sua utilização poderia aumentar a força, aumentar a massa corporal magra, diminuir o catabolismo protéico (proteólise) e/ou a lesão muscular, fortalecer o sistema imunológico e reduzir a gordura corporal.

Nissen e colaboradores (1996) foram os pioneiros em estudar os efeitos da suplementação de HMB. Eles realizaram uma pesquisa da qual fizeram parte da amostra em 41 homens que não realizam atividade física freqüentemente. Estes foram divididos em três grupos: um deles foi considerado controle (não ingeriram HMB), outro recebeu suplementação com 1,5 gramas de HMB por dia e o terceiro 3,0 gramas de HMB por dia, durante 3 semanas e, ao longo deste período, realizaram treinamento contra-resistência. Estes estudiosos verificaram que o grupo que recebeu 3,0 gramas de HMB apresentou maior ganho de massa corporal magra.

Em 2000 Panton e colaboradores verificaram no seu estudo, no qual participaram 39 homens e mulheres, com idade entre 20 e 40 anos, que a suplementação com 3 gramas de HMB por dia aumentou o ganho de força e minimizou os danos musculares, independentemente do sexo e do nível de treinamento dos indivíduos, quando combinada a um programa de treinamento de contra-resistência realizado, 3 vezes por semana, durante 4 semanas.

Com o objetivo de verificar os efeitos de duas diferentes doses de HMB (38mg/kg/dia ou 76mg/kg/dia) sobre a força e a massa corporal magra (MCM), Gallagher e colaboradores (2000) propuseram que 33 indivíduos que não realizam atividade física freqüentemente associassem a suplementação com HMB a um treinamento de musculação (10 exercícios executados a 80% de 1 repetição máxima), realizado 3 vezes por semana, durante 8 semanas. Foi observado que não houve diferença significativa no aumento da força e redução da gordura corporal entre os grupos. Porém, o grupo que ingeriu a menor dose de HMB obteve um aumento maior da MCM.

A maioria dos estudos verificou os efeitos ergogênicos do HMB em pessoas iniciantes. Entretanto um outro grupo de pesquisadores investigou se os efeitos do HMB poderiam ser similares em atletas treinados. Mero (1999) juntou 40 atletas experientes no treinamento contra-resistência e suplementou 0,3 ou 6,0 gramas de HMB por dia, durante 28 dias. Não foram encontradas diferenças significativas no ganho de massa muscular, redução do percentual de gordura e aumento da força. Estes mesmos resultados foram observados por Slater e colaboradores (2001), mediante a suplementação com 3,0 g de HMB por dia em atletas de força. Esses dados expõem que os resultados obtidos em indivíduos que não realizam atividade física freqüentemente e/ou em início de treinamento, provavelmente, não serão evidenciados em atletas com uma rotina intensa de treinamento. Desta forma, a suplementação com HMB seria indicada mais especificamente durante as semanas iniciais de um novo programa de treinamento, quando retornarmos de um período de descanso e quando o treinamento é alterado e/ou torna-se mais intenso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Bender & Bender. Nutrition - A Reference Handbook. Oxfors, 1997
  • GALLAGHER, P. M. CARRITHERS, J. A., GODARD, M. P. et al. b-hydroxy-b-methylbutyrate ingestion, Part I: effects on strength and fat free mass. Med Sci Sports Exerc, v. 32, n. 12, p. 2109-2115, 2000
  • MERO, A Leucine supplementation and intensive training. Sports Medicine, v. 27, p. 345-358, 1999
  • NISSEN, S., SHARP, R, RAY, M. et al. Effect of leucine metabolite b-hydroxy-b-methylbutylbutyrate on muscle metabolism during resistance-exercise training. J Appl Physiol, v. 25, n. 5, p. 2095-2104, 1996
  • PANTON, L. RATHMACHER, J. BAIER, S. et al. Nutritional supplementation of the Leucine metabolite b-hydroxi-b-methylbutyrate (HMB) during resistance training. Nutr, v. 16, n. 9, p. 734-739, 2000
  • SLATER, G., JENKINS, D., LOGAN, P. et al. b-Hydroxy-b-Methylbutyrate (HMB) supplementation does not affect changes in strength or body composition during resistance training in trained men. Int J Sports Nutr, v. 11, p. 384-396, 2001
  •  WILLIAMS, M. H. Nutrition for Health, Fitness and Sport. Ms Graw Hill, 1999

Letícia Azen Alves
Nutricionista

Instituto de Pesquisa de Capacitação Física do Exército (IPCFex)
Uma das autoras do livro Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte – Ed. Manole – 2005.
Atendimento Nutrivcional: 2294-2126/ 2493-2950/ 3353-1641.
E-mail: letinutri@oi.com.br

 

Agradecemos sua visita! Para que as publicações estejam cada vez mais próximas de seus interesses, gostaríamos de contar com sua colaboração na qualificação das questões abaixo:
O texto está escrito de forma clara, pôde compreendê-lo corretamente? O texto é útil para suas atividades profissionais?
Sim Sim
Não Não
Pode Melhorar Em parte
O texto é útil como conhecimento geral e pode lhe ajudar? Você gostaria de ler mais sobre esse assunto?
Sim Sim
Não Não
Em parte
Nome:

E-mail:

Tem interesse em ler sobre outros temas nesse veículo? Quais?


Voltar

Desejo receber esta Newsletter:
Nome e Sobrenome:
E-mail: *
*Certifique-se de que seu e-mail foi digitado corretamente


© 2006 Proximus Tecnologia - Rua Canuto Saraiva, n.º 7 - Muda - Tijuca - Rio de Janeiro / RJ. Tel: (21) 2238-6607